O gerenciamento de identidade e acesso sempre foi um aspecto crucial dos processos internos de gerenciamento de TI das organizações, mas agora está estendendo sua importância para compromissos de negócios externos. Muitas organizações interagem com usuários externos na web e, portanto, precisam estar conscientes desses usuários. Isso pode permitir que as empresas controlem o acesso a seus aplicativos e gerenciem seus relacionamentos com os usuários. Para que uma empresa lide com as preocupações de segurança de TI, ela precisa aumentar sua gerenciamento de acesso de identidade sistema. Esse processo garante que as informações armazenadas no sistema sejam seguras e tenham valor real de negócios.
Como gerenciar usuários externos e aumentar a segurança de TI
Os usuários externos existem em dois grupos distintos: business-to-consumer (B2C) e business-to-business (B2B). O tipo de usuário envolvido determina o tipo de sistema que precisa ser implantado. Ou seja, o B2B precisa de uma extensão do sistema de gerenciamento de acesso de identidade existente para gerenciar o acesso, enquanto o B2C precisa de uma abordagem totalmente nova. No entanto, há mais ideias oferecidas por fornecedores de sistemas IAM. A maioria dos fornecedores notou a demanda crescente por gerenciamento de acesso de usuário externo potencial de prospects e clientes em todos os setores da indústria. Os fornecedores se concentram em grandes empresas e no mercado de médio porte, embora alguns ofereçam uma mão para empresas menores, tornando possível que todas as empresas acessem tecnologia de classe empresarial.
Existem muitos desafios de segurança do sistema de informação associados ao acesso de usuários externos a informações de negócios (como software jurídico). Cada desafio identificado só pode ser eliminado ou controlado com a implementação de medidas específicas para restringir o acesso de usuários externos e aumentar a segurança de TI. Alguns dos desafios de segurança que um departamento de TI deve considerar para gerenciar o acesso de usuários externos às informações de negócios incluem:
- Uso de dispositivos pessoais
Vários funcionários e parceiros podem trazer seus dispositivos pessoais para se conectarem a uma rede corporativa por motivos pessoais e profissionais. O desafio colocado aqui é se a equipe de TI é capaz de proteger prontamente os ativos de negócios de sua organização. Uma estratégia que pode permitir acesso rápido, fácil e seguro para apenas pessoal autorizado a aplicativos corporativos e dispositivos móveis pode ajudar.
- Aplicativos de fácil acesso
Software as a Service (SaaS) e aplicativos baseados em nuvem permitem que os usuários acessem aplicativos empresariais críticos, como Office 365 e Salesforce, de qualquer dispositivo, a qualquer hora e lugar. No entanto, isso também aumenta a complexidade com que as identidades de usuário são gerenciadas para os aplicativos. Uma solução de IAM dedicada pode ajudar os administradores de TI a controlar e facilitar os privilégios de acesso. Por exemplo, uma plataforma como Cyral pode ajudar na identificação do usuário e no controle de acesso. As equipes de TI precisam de soluções que possam ser integradas às ferramentas existentes para o negócio, de modo a tornar o processo descomplicado.
- Força de trabalho distribuída
As organizações precisam oferecer ambiente de trabalho flexível para seus funcionários, a fim de aumentar a produtividade e reduzir despesas. Apesar disso, uma equipe de TI achará difícil manter uma experiência estável para os funcionários que tentam se conectar aos recursos corporativos e, ao mesmo tempo, manter a segurança. As equipes de TI dificilmente podem ver e controlar as práticas de trabalho dos funcionários, mas isso pode ser controlado por meio de uma solução de IAM abrangente e gerenciada centralmente.
- Autenticação e controle de acesso
A comprovação de que um usuário possui credenciais de acesso para acessar um sistema não significa que ele tenha acesso a todas as informações. O controle de acesso deve ser implementado para garantir que os usuários acessem apenas os recursos apropriados.
Ei, eu sou Rory e sou o geek acidental definitivo. Nascido em Londres, nunca me interessei por tecnologias até começar um trabalho de meio período na Apple e agora não me canso. Junte-se a mim para ajudá-lo a navegar no mundo da tecnologia com alguns dos meus colegas geeks.
Do site: Accidental Geek